CDV é referência para outras modalidades esportivas

Publicado em: 04/01/2017 10:26

Desde agosto de 2003 o voleibol brasileiro conta com uma estrutura completa para períodos de treinamento. O Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), na Região dos Lagos, ao norte da capital fluminense, é referência para a administração esportiva no Brasil. Ao longo de pouco mais de uma década de uso, o CDV contribuiu de forma ímpar nas conquistas do vôlei indoor e de praia, e em todas as categorias e naipes.

E foi de olho neste sucesso que algumas delegações estrangeiras visitam anualmente o CDV para usufruir da mesma estrutura que as seleções brasileiras têm à disposição. Em 2016, por exemplo, ano olímpico, Argentina, Colômbia, Sérvia e Eslovênia passaram um período em Saquarema, assim como duplas de vôlei de praia do Cazaquistão e da Itália também passaram por períodos de treino na casa do voleibol brasileiro.

Apesar de ser uma propriedade da CBV, outras modalidades também podem encontrar condições perfeitas para as respectivas atividades. O Boavista, clube da primeira divisão do Campeonato Carioca de Futebol, tem sede em Saquarema e utiliza frequentemente o as instalações do CDV para a pré-temporada. Nesta quinta-feira (05.01) a equipe do interior fluminense dará início a mais uma estadia, desta vez de 15 dias, para a preparação da temporada 2017. Além do futebol, o judô e a canoagem são outras modalidades que já realizaram atividades no CDV.

O espaço de 108 m² também costuma abrigar eventos de outras áreas, como cursos e convenções. Em 2016 o Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou um workshop em maio, a Prefeitura Municipal de Saquarema promoveu uma confraternização no mesmo mês, e, em março, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) organizou uma clínica de arbitragem. O Centro de Treinamento também serviu como palco para o encontro de RH da Globosat, em dezembro.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais