Chapecó estreia no calendário nacional do vôlei de praia em dose dupla

Publicado em: 18/05/2015 14:05
(Créditos: )

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 14.05.2015

Chapecó (SC) está distante do litoral, mas ao longo de uma semana será invadida pelo vôlei de praia. A cidade está pela primeira vez no calendário nacional da modalidade e recebe dois grandes torneios em sequência. De terça-feira (19.05) a quinta-feira (21.05) ocorre a disputa do Circuito Banco do Brasil Sub-23, enquanto de sexta-feira (22.05) a domingo (24.05), acontece o Circuito Brasileiro Challenger (adulto). Ambos serão realizados no estacionamento do Shopping Pátio Chapecó, com entrada franca à torcida.

Somados, os dois torneios reunirão 115 atletas, entre eles nomes de destaque como o medalhista olímpico Fábio Luiz. Ao lado de Márcio Araújo, o capixaba ficou com a prata nos Jogos de Pequim, em 2008. Outras promessas das areias também estarão presentes, como os campeões mundiais Sub-19 George Souto, Arthur Lanci, Tainá Bigi e Andressa Cavalcanti, além da mineira Ana Patrícia, campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014, na China.

O sistema de disputa das duas competições é exatamente o mesmo. Oito duplas entram direto na fase de grupos pela classificação no ranking de entradas, enquanto outros quatro times garantem presença através da disputa do qualifying, no primeiro dia dos torneios (terça e sexta-feira). Os 12 times finais são divididos em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições.

Avançam os primeiros e segundos de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia dos torneios ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros. A dupla campeã de cada etapa soma 200 pontos no ranking que define os campeões da temporada, além de uma premiação em dinheiro para os times na disputa.

O Circuito Banco do Brasil Sub-23 contará com seis etapas. Após Chapecó-SC, também passará por Campo Grande-MS (9 a 11 de junho), Vitória -ES (30 de junho a 2 de julho), Rio de Janeiro-RJ (4 a 6 de agosto), Salvador-BA (8 a 10 de setembro) e Brasília-DF (13 a 15 de outubro).

Já a temporada 2015 do Challenger é formada por quatro etapas e será sediada, após passar por Chapecó-SC, em Campo Grande-MS (12 a 14 de junho), Vitória-ES (3 a 5 de julho) e Cabo Frio-RJ (24 a 26 de julho). Os jogos do Circuito Challenger contam com transmissão ao vivo das partidas da quadra central pelo link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo.

Já estão garantidos na fase de grupos do torneio masculino do Challenger as duplas Lipe/Ramon Gomes (CE/RJ), Léo Gomes e Bernat (RJ), Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Anderson Melo/Averaldo (RJ/TO), Luccas Lima/Miguel (SP/MS), Bernardo Lima/Fábio (CE), Benjamin/André (MS/ES) e Fábio Luiz/Daniel Souza (ES/RJ). Outras 32 duplas brigam pelas últimas quatro vagas no quali.

No torneio feminino, já têm vaga na fase de grupos pela posição no ranking os seguintes times: Ângela/Luciana (DF/CE), Izabel/Camila (PA/RJ), Val/Josi (RJ/SC), Andrezza/Naiana (AM/CE), Rafaela/Carolina (PA/RJ), Fernanda Nunes/Evelyn (RJ/SC), Michelle/Rachel (RJ) e Andréa Teixeira/Leize (SC). O qualifying feminino terá 24 duplas brigando pelas quatro vagas finais.

O Circuito Banco do Brasil Sub-23 foi criado no final de 2011, com a etapa de estreia ocorrendo em João Pessoa, em março de 2012. A competição foi lançada visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional. Já o Challenger voltou a ser realizado na temporada 2012, como forma de fortalecer as duplas que não estão atuando no Circuito Mundial.

SERVIÇO - SUB-23 E CHALLENGER
Data: 19 a 24 de maio
Local: Estacionamento do Shopping Pátio Chapecó
Horário: A partir das 8h30
Entrada franca


Parceiros Oficiais