Etapa de Campo Grande terá estreia de novas duplas e campeão da quadra

Publicado em: 11/09/2017 15:49
(Créditos: Divulgação/CBV)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 11.09.2017

A abertura da temporada 2017/2018 do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia terá diversas atrações para a torcida em Campo Grande (MS). A competição começa na próxima quarta-feira (13.09) e a formação de novas duplas, além da presença de um estrangeiro campeão olímpico no vôlei de quadra, são algumas das novidades. Os jogos acontecem até domingo (17.09) e contam com entrada franca à torcida no Parque das Nações Indígenas.

Os jogos da quadra central contam com transmissão ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). As disputas de medalha dos dois naipes, no sábado (feminino) e domingo (masculino), contam com exibição exclusiva dos canais SporTV. Será a segunda temporada seguida que a capital sul-mato-grossense abre o tour nacional do vôlei de praia. Em 2016, Ricardo/André Stein (BA/ES) e Larissa/Talita (PA/AL) foram os vencedores.

E uma das novidades está relacionada justamente ao baiano Ricardo. Ele atuará em Campo Grande ao lado do norte-americano Reid Pridd, jogador do vôlei de quadra campeão olímpico em 2008, nos Jogos de Pequim, na China. A dupla atuou em quatro torneios na AVP, circuito disputado nos EUA, conquistando duas medalhas de bronze e ficando na nona posição outras duas vezes. Agora o time será atração aos fãs no Circuito Brasileiro.

Outra novidade é a estreia de novas formações para a temporada, como do atleta olímpico Pedro Solberg, que passa a atuar ao lado do paraibano George, campeão mundial Sub-19 e Sub-21. Já Guto, que atuava com Pedro Solberg, passa a jogar com Vitor Felipe.

“Eu estou ansioso para jogar ao lado do Pedro Solberg. Sempre o achei um jogador excepcional e poder estar do mesmo lado da quadra que um atleta que já foi para uma edição dos Jogos Olímpicos e ganhou inúmeros torneios é demais. Vou aprender muito com ele e espero que possamos fazer uma dupla forte. Irei para o Rio de Janeiro para ficar treinando lá com ele a partir da próxima etapa”, destacou o defensor paraibano George.

Outras novidades da temporada na lista de inscritos do torneio masculino são o retorno do time Oscar/Thiago (RJ/SC) e as estreias de Moisés/Bruno (BA/AM), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Jeremy/Harley (RJ/DF). Já entre as mulheres a maior novidade é a junção da paraibana Andressa com a carioca atleta olímpica Renata.

A competição passou de 16 para 24 times na fase de grupos, em ambos os gêneros. A definição das duplas acontece de duas maneiras. Os primeiros 16 times mais bem colocados no ranking nacional entram direto na fase principal, enquanto as outras oito duplas saem do classificatório, que ocorre na quarta (feminino) e quinta-feira (masculino).

O classificatório conta com até 32 times que disputam partidas eliminatórias diretas, com os últimos oito ‘sobreviventes’ finais avançando para a fase de grupos.

As 24 duplas disputam a fase de grupos em seis grupos de quatro times. Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final feminina acontece na noite de sábado (16.09), enquanto a disputa do ouro no torneio masculino fica para a manhã de domingo (17.09).

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Evandro/André Stein (RJ/ES), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Oscar/Thiago (RJ/SC), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Gilmário/Bernardo Lima (PB/CE), Moisés/Bruno (BA/AM), Benjamin/Averaldo (MS/TO), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Anderson Melo/Pedro Marins (RJ), Pedro Henrique/Felipe Cavazin (PB/PR), Jeremy/Harley (RJ/DF) e Allison/Márcio Gaudie (RJ).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Elize Maia/Taiana (ES/CE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Josi/Lili (SC/ES), Juliana/Carol Horta (CE), Val/Ângela (DF/RJ), Victoria/Tainá (MS/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ/PE), Naiana/Rachel (CE/RJ), Sandressa/Neide (AL), Andrezza/Izabel (AM/PA), Renata/Andressa (RJ/PB), Erica Freitas/Rafaela (MG/PA) e Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR).

O Circuito Brasileiro 2017/2018 é composto por sete etapas, três delas que ocorrem até o final deste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2018, com cidades e datas a definir. Além de Campo Grande, o tour nacional passará por Natal (RN), de 18 a 22 de outubro, e Itapema (SC), de 15 a 19 de novembro.

CREDENCIAMENTO

Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Campo Grande (MS) do Circuito Brasileiro Open devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘[email protected]’. A retirada das credenciais será realizada na própria arena, na sala de imprensa, de quarta-feira (13.09) até sábado (16.09), das 8h às 17h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. Os jornalistas Rogério Lauback (21 99422-7157) e Renan Rodrigues (21 99290-4767) farão o credenciamento e auxiliarão os jornalistas.

SERVIÇO CIRCUITO BRASILEIRO ETAPA CAMPO GRANDE
Data: Quarta-feira (13.09) a domingo (17.09)
Local: Parque das Nações Indígenas, Av Afonso Pena
Horários: Quinta, das 8h às 15h30; Sexta das 8h às 16h; Sábado das 8h às 13h, intervalo, e 16h30 às 20h30; Domingo das 9h30 às 12h30 
Entrada Franca

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais